Especialidade:
Neurologia
Dr. Luiz Fernando Oliveira
CRM/SP 165770 | RQE 84340 - 833401
O que o neurologista trata?
Neurologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso, isto é, que afetam o encéfalo, medula espinhal e os nervos periféricos.
O neurologista é o médico que trata dessas doenças, que se apresentam de formas muito variadas e podem acometer pessoas de qualquer idade. Elas podem, ainda, estar associadas a outras condições não neurológicas, como causa ou consequência.
Nessa página você poderá conhecer mais sobre a Neurologia, suas doenças e tratamentos e quando deve procurar um neurologista.
Quanto procurar um Neurologista?
Um neurologista deve ser consultado sempre que tiver suspeita de alterações em alguma função do sistema nervoso como, por exemplo, na seguintes situações:
- Dores de cabeça, principalmente quando fortes e frequentes
- Suspeita de crises convulsivas (epilépticas)
- Alterações de força como fraqueza em um ou mais membros
- Alterações de sensibilidade, como dormências e formigamentos
- Dificuldades de memória e queixas de esquecimentos
- Tremores ou outros movimentos anormais involuntários
- Tonturas e vertigens
- Dificuldades de fala
- Dificuldades para andar
Esses são apenas alguns exemplos, mas se você ainda tem dúvidas se deve marcar uma consulta com um neurologista, entre em contato!
Atenção:
O início súbito de sintomas como alterações de força e/ou sensibilidade pode indicar um caso de AVC (acidente vascular cerebral) e nessa situação, deve-se procurar um pronto socorro com neurologista com urgência (veja mais informações aqui)!
Principais Tratamentos
Crises Convulsivas e Epilepsia
Alzheimer e outras demências
Alzheimer e outras demências
Neurologia em Geral
Como é a consulta com Neurologista?
A consulta com um neurologista varia de acordo com a queixa do paciente. Em geral, na primeira consulta, com base na história clínica é possível direcionar o raciocínio para as principais suspeitas. Os sintomas apresentados guiam o exame físico neurológico, que procura confirmar ou refutar alguns diagnósticos.
Após obter a história clínica e exame neurológico, o neurologista é capaz de identificar a provável localização da alteração e os principais diagnósticos diferenciais. Então, os exames complementares como tomografia, ressonância, angiografia, exames de sangue, etc, direcionam para o diagnóstico final e início do tratamento.
Entre em contato e tire suas dúvidas!
Agende uma consulta
Artigos Recentes
Síncope ou desmaio: o que pode ser?
Síncope é o termo técnico para o que conhecemos como desmaio. Síncope ou desmaio são eventos transitórios de perda de consciência com perda do tônus muscular, ou seja, da capacidade
Enxaqueca
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça forte que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e que tem características marcantes, como dor forte pulsante, enjoos, vômitos,
Web de Carótida – O que você precisa saber sobre essa causa de AVC
Web de carótida ou membrana de carótida é uma condição rara que afeta a artéria carótida interna, uma das principais responsáveis pelo fornecimento de sangue ao cérebro e que pode