Especialidade:

Neurologia

Neurologia
Neurologista Dr Luiz Fernando

O que o neurologista trata?

Neurologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso, isto é, que afetam o encéfalo, medula espinhal e os nervos periféricos.

O neurologista é o médico que trata dessas doenças, que se apresentam de formas muito variadas e podem acometer pessoas de qualquer idade. Elas podem, ainda, estar associadas a outras condições não neurológicas, como causa ou consequência.

Nessa página você poderá conhecer mais sobre a Neurologia, suas doenças e tratamentos e quando deve procurar um neurologista.

Quanto procurar um Neurologista?

Um neurologista deve ser consultado sempre que tiver suspeita de alterações em alguma função do sistema nervoso como, por exemplo, na seguintes situações:

    • Dores de cabeça, principalmente quando fortes e frequentes
    • Suspeita de crises convulsivas (epilépticas)
    • Alterações de força como fraqueza em um ou mais membros
    • Alterações de sensibilidade, como dormências e formigamentos
    • Dificuldades de memória e queixas de esquecimentos
    • Tremores ou outros movimentos anormais involuntários
    • Tonturas e vertigens
    • Dificuldades de fala
    • Dificuldades para andar

Esses são apenas alguns exemplos, mas se você ainda tem dúvidas se deve marcar uma consulta com um neurologista, entre em contato!

Atenção:

O início súbito de sintomas como alterações de força e/ou sensibilidade pode indicar um caso de AVC (acidente vascular cerebral) e nessa situação, deve-se procurar um pronto socorro com neurologista com urgência (veja mais informações aqui)!

Entre em contato e tire suas dúvidas!

Agende uma consulta

Principais Tratamentos

Crises Convulsivas e Epilepsia

Alzheimer e outras demências

Paralisia Facial

Vertigem

Polineuropatias

Insônia

Alzheimer e outras demências

Neurologia em Geral

Como é uma consulta com neurologista

Como é a consulta com Neurologista?

A consulta com um neurologista varia de acordo com a queixa do paciente. Em geral, na primeira consulta, com base na história clínica é possível direcionar o raciocínio para as principais suspeitas. Os sintomas apresentados guiam o exame físico neurológico, que procura confirmar ou refutar alguns diagnósticos.

Após obter a história clínica e exame neurológico, o neurologista é capaz de identificar a provável localização da alteração e os principais diagnósticos diferenciais. Então, os exames complementares como tomografia, ressonância, angiografia, exames de sangue, etc, direcionam para o diagnóstico final e início do tratamento.

Entre em contato e tire suas dúvidas!

Agende uma consulta

Artigos Recentes

avc e vacinação para covid-19
Acidente Vascular Cerebral (AVC)

AVC permite vacinação contra COVID-19

Conforme avançamos lentamente na vacinação contra COVID-19 no Brasil, finalizamos a vacinação dos maiores de 60 anos e chegamos a vacinação de grupos com comorbidades, ou seja, com doenças associadas.

Leia Mais »
Doença de Parkinson não é só tremor
Distúrbios do Movimento

Doença de Parkinson: mais que tremor

A doença de Parkinson é uma das doenças neurológicas mais conhecidas pelo público geral e a segunda doença neurodegenerativa mais comum, mas poucos sabem realmente do que se trata: doença

Leia Mais »
Doenças e sequelas neurológicas do Covid-19
Dor de Cabeça

Dor de Cabeça pós-COVID-19

Cefaleia é o principal sintoma neurológico em pacientes com COVID-19, podendo ser a manifestação inicial ou persistir por muitos meses após a resolução da infecção. Dor de cabeça é um

Leia Mais »
Rolar para cima