Home / Artigos / Dor de Cabeça / Dor de cabeça preocupante
quando se preocupar com a dor de cabeça

Quando a dor de cabeça é preocupante? Sinais de alarme para procurar um médico

A dor de cabeça é um sintoma muito comum e que pode ter diferentes significados. Estima-se que mais de 90% das pessoas terá pelo uma dor de cabeça ao longo da vida, mas quando a dor de cabeça é preocupante? 

A dor de cabeça pode ser uma doença por si só, quando a chamamos de cefaleia primária, ou pode ser consequência de uma grande variedade de condições, algumas muito graves. 

Enxaqueca e cefaleia tensional são as causas mais comuns de dor de cabeça e são exemplos de cefaleia primária. Geralmente não precisam de atendimento médico emergencial, embora as dores da enxaqueca possam ser muito fortes. A cefaleia em salvas, por outro lado, é uma cefaleia primária muito intensa que pode inicialmente ser confundida com condições mais graves e que, pela sua intensidade, pode levar o paciente a buscar o pronto atendimento.

Tipos de dores de cabeça

As dores de cabeça ou cefaleia são dividas em cefaleias primárias e secundárias.
As cefaleias primárias são as dores de cabeça que são um doença por si só. As cefaleias secundárias são as condições em que a dor de cabeça é um sintoma de outra doença.

Quando a dor de cabeça é decorrente de uma outra doença, chamamos de cefaleia secundária. Pode ser consequência de aneurisma cerebral roto, trombose venosa cerebral,  AVC hemorrágico, tumores intracranianos, infecções, vasculites, e muitas outras causas. 

Diferenciar qual dor de cabeça é preocupante e quando se deve procurar atendimento médico ou até mesmo o pronto socorro é muito importante. Esses casos merecem investigação cuidadosa e, em alguns casos, o tratamento é urgente.

Por isso, nesse artigo vamos tentar esclarecer esse tema.

Existem alguns indicativos que utilizamos para diferenciar as dores de cabeça mais preocupantes, dependendo dos sintomas, da intensidade e forma de aparecimento da dor, além de características do próprio paciente. São os chamados sinais de alarme, que apontam quando a cefaleia deve ser investigada com exames complementares. Vamos listá-los:

Dor súbita e muito forte

Dores de cabeça que se iniciam de forma súbita, ficando muito forte em segundos são sempre motivos de preocupação. Essas dores são chamadas de “cefaleia em trovoada” (ou “thunderclap”, em inglês) por que se parecem com um trovão na cabeça e alguns pacientes chamam de “a maior dor de cabeça da vida“.

Podem indicar a ruptura de um aneurisma intracraniano, laceração ou dissecção das artérias cerebrais, AVC hemorrágico, vasoespasmo dos vasos sanguíneos do cérebro, entre outras condições.

Esse tipo de dor de cabeça pode ser uma emergência! Por isso, é motivo de procurar atendimento médico rapidamente, especialmente se também tiver outros sintomas como confusão, sonolência, convulsões ou fraquezas no corpo.

Mas nem toda dor forte é grave. Na enxaqueca e na cefaleia em salvas, por exemplo, a dor pode ser muito intensa. Nesses casos, quando surge uma dor nova que é diferente do usual, devemos prestar atenção. A avaliação de um neurologista ajuda a reconhecer as situações mais preocupantes.

Dor de cabeça nova depois dos 50 anos de idade

Não é comum que cefaleias primárias se iniciam depois dos 50 anos de idade. Nessa faixa etária, também é maior a chance de doenças associadas que podem causar dor de cabeça, por isso toda cefaleia que começa depois dos 50 anos de idade precisa ser investigada.

Dor que piora com tosse, espirros, ao levantar ou ao deitar

Dores que mudam com a posição do corpo, como as dores que pioram ao se levantar ou a deitar indicam alteração no fluxo de líquor (o líquido que envolve o cérebro) ou presença de hipertensão intracraniana.

Dor que acorda a pessoa à noite também é um motivo de procurar um neurologista.

A piora da dor ao tossir, espirrar, se inclinar ou ao fazer esforços é outro sinal de alarme.

Cefaleia em quem tem outras doenças ou sintomas

A presença de dor de cabeça associada a sintomas como febre, dor no corpo, confusão mental, calafrios e perda de peso aponta para a necessidade de investigar causas sistêmicas para a dor, como infecções e tumores.

Pacientes que já tem o diagnóstico de câncer ou que vivem com HIV sempre devem ser investigados, pois a dor de cabeça pode ser invasão do câncer ou infecção associada ao HIV.

Cefaleia e outros sintomas neurológicos

Qualquer sintoma neurológico que se inicie com a dor de cabeça deve ser motivo de avaliação por um neurologista.

Sintomas como fraqueza ou dormência de um lado do corpo, tontura ou desequilíbrio, dificuldade de fala ou de visão podem indicar acidente vascular cerebral. Nesse caso, o tratamento deve ser realizado o mais rápido possível. 

Sintomas visuais como escurecimentos da visão, visão dupla ou até perda completa transitória da visão podem indicar hipertensão intracraniana, hidrocefalia, tumores ou arterite temporal. Presença de convulsões também indica necessidade de avaliação médica.

Dor de cabeça durante a gravidez ou no puerpério

Dores de cabeça que se iniciam ou mudam de características durante a gravidez ou nas primeiras semanas após o parto devem ser investigadas. Esse período da vida da mulher aumenta o risco de tromboses e de AVC hemorrágico por ruptura de malformação arteriovenosa cerebral.

Toda dor de cabeça frequente precisa de atenção

Não só as cefaleias secundárias devem ser investigadas e tratadas. Mesmo as dores chamadas de primárias, como a enxaqueca e a cefaleia tensional, merecem atenção.

Sabemos que viver com dor de cabeça prejudica a qualidade de vida, atrapalha a produtividade, causa irritação e pode dificultar o sono.

Por isso, quem tem dores intensas ou que acontecem por mais de 3 dias por mês deve procurar um neurologista para ser avaliado. Existem diversas formas que tratamento muito eficazes. 

Além disso, tomar remédio por conta pode piorar a dor de cabeça.

Nem toda cefaleia secundária é grave

As características que listamos acima indicam as dores de cabeça que precisam de uma investigação mais detalhada por terem mais chances de serem causadas por alguma outra doença, mas nem sempre são preocupantes ou indicam condições graves.

Existem doenças que causam dor de cabeça e podem ser tratadas sem maiores dificuldades.

Fonte:
Diagnosing Secondary and Primary Headache Disorders – Continuum Lifelong Learning in Neurology

24 comentários em “Quando a dor de cabeça é preocupante? Sinais de alarme para procurar um médico”

    1. Robson Arroio Simões

      Tenho 70 anos e sinto uma pequena dor de cabeça do lado esquerdo e que evolui para uma dor intensa em segundos e também termina em poucos segundos.
      Comecei a sentir isso há dois meses, e não é frequente, as vozes passo semanas sem sentir.
      Hoje senti mais forte logo após me levantar para ir ao banheiro, senti a dor logo que me sentei no vaso sanitário, foi a mais intensa de todas até agora.

    2. senti umas pontadas muito fortes na parte de atrás da cabeça, foi a dor mais forte que já senti, minha do nada ficava uns segundos e passava. foram várias vezes no dia

    3. Boa noite meu filho tem 9 anos faz 6 mês está com dor de cabeça , mais nesse últimos está muita dor ele chega a chora dor , toda vez que vai no médico só passa dipirona na veia com soro

  1. eu tenho dor de cabeça quando acordo no meio da noite e levanto para ir ao banheiro começa a doer e fica muito intenção e acostuma só parar pela manhã e uma dor localizada frontal todo vez só dói no mesmo lugar

  2. MARLY TIMMERMANS

    a 3 dias que sinto um dor que vai aumentando a intensidade toda vez que eu estou na musculação..
    tudo iniciou na última quinta-feira passada. Eu estava iniciando um treino não muito intenso quando a dor tomou conta da minha cabeça na parte de trás. imediatamente na proporção que aumenta a dor, paro o treino, sento e respiro lentamente até ir aliviando.
    Não sei se isso pode ser sério 🤔

  3. Déborah Cristina Dos Santos

    Estou a mais ou menos 2 semanas com uma dor na cabeça quase insuportável, não passa com remédios, e a duas semanas entrou água no meu ouvido e eu tenho o tímpano estourado, e eu tenho a sensação de que quando respiro a cabeça dói mais ainda, ontem tapei o ouvido com algodão pra ver se amenizava, parou de doer ao respirar mais a cabeça ainda dói sem parar, o que pode ser?

  4. Cleonice Gonçalves

    Bom dia, sinto muita dor de cabeça principalmente, as vezes acordo de madrugada com esse dor, e se entendi por três dias, passa o dia todo com a sensação de cabeça pesada.
    há um mês eu senti tonturas a cabeça estava rodando.
    estou preocupada.
    o que preciso fazer pra aliviar as dores quando aparecer ???

  5. ola, boa tarde, meu esposo tem 48 anos e faz uso de tadalafila, nunca vi ele reclamar de dores de cabeça e sim de febre quase todas as noites, então essa noite ele teve uma dor de cabeça muito intensa, que ele falou que ia morrer, será que tem haver com o medicamento?

  6. Olá estou com uma dor de cabeça do lado direito , às vezes passa pra frente e as vezes na parte de trás , mas não na nuca , quando forçava uma tosse doía também , agora a dor na hora de forçar uma tosse está bem pequena , essa dor está a 3 dias já!

  7. Eloila Rodrigues da Costa dos anjos

    tenho acordado com dor de cabeça na madrugada de não poder movimentar a cabeça,além disso tenho tido dores fortes começando em cima do meu olho esquerdo,e que passado um tempo dói as laterais da cabeça próximo da orelha ,causando lágrimas, e sensibilidade nas vistas!!

  8. Hoje tive uma dor súbita e fortíssima na cabeça inteira. Sensação que minha cabeça ia explodir. Dor que nunca senti antes. Passei por muito estresse ultimamente a ponto de trancar matrícula na faculdade. Será que é ansiedade? Também estou com leves sintomas de resfriado. A dor veio quando fui falar em público num encontro de mulheres. Não tenho problema de falar em público, mas eu estava tensa… já passei por isto e nunca tive dor de cabeça alguma…

  9. Olá, estou sentindo uma dor do lado esquerdo do pescoço que se estende a cabeça, do mesmo lado, tenho a sensação de peso. Tomo analgésico e melhora, mas quando passa o efeito ela volta intensa

  10. boa tarde ,,,apanhei corrente de ar no ouvido ,,,que me doi sempre ao apanhar corrente de ar ,,,atigindo a garganta ,,e passado 2 dias nao aguento com dores de cabeça,,mais ao mexer a cabeça, ao limpar o nariz ,ao baixar a cabeça, e sinto o rosto muito sensivel ,,ate me faz doer as engivas ,,dor no pescoço ao toque …
    o que fazer ??

  11. Olá tive uma dor de cabeça a qual nunca tinha sentido foi a primeira vez que tive em 2017 me lembro que tinha comido caranguejo no dia não sei se está relacionado mais logo ao chegar a noite me veio uma dor tremenda e repentina na cabeça era como se estremecer algo por dentro no decorrer dos minutos piorou cada vez mais me fazendo vomitar ficar com a visão embaçada e gritar pois a dor era muito forte ao ponto que eu desmaiei no meu próprio vômito no dia do ocorrido tive um estresse muito grande tbm não fui para emergência porque foi me omitido o socorro pela pessoa qual briguei a única que estava comigo no momento e viu tudo desmaiei e só acordei no outro dia, no decorrer em que os anos foram passando as vezes sentia dores na cabeça somente ao balançar a cabeça ou pegar algo no chão ou algo muito alto e agora essa dor apareceu é ficou mais ela agora está bem diferente tipo uma furada do lado direito da cabeça na parte de trás ao fazer esforço ou espirrar gritar e também uma pressão na cabeça do mesmo lado puxando para o ouvido e uma sensação estranha na visão as vezes nem sempre essa dor se estende para o ombro e geralmente me falta o equilíbrio tipo saio tombando para os lados e tambem a sensação de que quando estou andando perdo a força da perna tipo o joelho falta força de dobra do nada tenho valvulopatia na mitral e cúspide mais é discreta até onde sei, pode está relacionado a isso que está acontecendo poderia me tirar essa duvida? tenho 28 anos.

  12. Boa tarde

    De a duas semanas para cá sinto uma dor de cabeça por toda a cabeça tipo como um martelo, com dor por toda a cabeça incluindo nuca e olhos é super desconfortante e é uma dor súbita. Gostaria de saber o que poderá ser a medicação já não faz efeito e a dor é bastante intensa e desconfortante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diagnósticos e Tratamentos devem ser individualizados.

Agende sua consulta para uma avaliação!

plugins premium WordPress
Rolar para cima