Início » Artigos » Acidente Vascular Cerebral (AVC) » AVC permite vacinação contra COVID-19
avc e vacinação para covid-19

AVC permite vacinação contra COVID-19

Conforme avançamos lentamente na vacinação contra COVID-19 no Brasil, finalizamos a vacinação dos maiores de 60 anos e chegamos a vacinação de grupos com comorbidades, ou seja, com doenças associadas. O acidente vascular cerebral (AVC) e algumas doenças relacionadas estão entre elas. Veja mais nesse artigo.

A lista de doenças pode variar de acordo com o estado e a cidade. Ela é ampla e inclui doenças de vários sistemas orgânicos, incluindo o sistema nervoso.

Veja nas imagens abaixo, retiradas informativo oficial da Prefeitura de São Paulo, as doenças aceitas para vacinação contra COVID-19. Destacamos o AVC e as arritmias cardíacas, que também podem causar AVC e outras complicações.

comobidades para vacinacao contra covid-19
Doenças que permitem vacinação contra covid-19 com prioridade (Fonte: Prefeitura de São Paulo)

A doença cerebrovascular, citada nas listas oficiais como mostrado abaixo, inclui pacientes que tem história de acidente vascular cerebral (AVC), seja isquêmico ou hemorrágico, ataques isquêmicos transitórios (AIT) e demência vascular (um tipo específico de demência, diferente do Alzheimer).

o AVC permite vacinação contra Covid-19
AVC é uma das comorbidades aceitas para vacinação contra COVID-19 (Fonte: Prefeitura de São Paulo)

Além disso, várias condições que aumentam o risco de ter AVC estão contempladas como prioritárias para vacinação, como diabetes, hipertensão, obesidade mórbida, arritmias, cardiopatia hipertensiva, doenças das valvas cardíacas (valvopatias) e miocardiopatias.

Como comprovar doença para vacinação contra COVID-19?

Para comprovar a existência de comorbidade e ser vacinado contra a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, os seguintes documentos são aceitos:

• Relatório Médico
  • Receitas/prescrições médicas
  • Exames

Quem já tem cadastro no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) não precisa de comprovação adicional.

Mas, atenção! A comprovação de doença só é necessária para menores de 60 anos. Se você tem 60 anos ou mais, basta procurar um posto de vacinação!

Qual é a melhor vacina para quem teve AVC?

Com tantas notícias sobre a vacinação em todo o mundo, é comum que existam dúvidas sobre qual vacina receber e qual esta contraindicada.

No entanto, de maneira geral, não há nenhum recomendação de evitar uma vacina ou outra. Vacina boa é vacina aplicada! Em caso de dúvidas, sempre procure um médico de sua confiança.

Atualização!

O Ministério da Saúde atualizou a lista de doenças neurológicas aceitas como comorbidades para vacinação contra COVID-19 para incluir também:

atualiazação das indicações da vacinação contra COVID-19 por comorbidade
O Ministério da Saúde atualizou a lista de doenças neurológicas que permite vacinação contra COVID-19.
  • doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória;
  • paralisia cerebral;
  • esclerose múltipla;
  • doenças hereditárias e degenerativas dos sistema nervoso ou muscular;
  • deficiência neurológica grave;